Bicicletários Imaginários: O que é...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O que é...

...Bicicletários Imaginários???




"Como seria simples encontrar a paz num mundo imaginário! Mas sempre tentei viver nos dois mundos ao mesmo tempo"
...Milan Kundera

O meu olhar para a cidade de Porto Alegre mudou quando retomei o uso da bicicleta. Percebi dificuldades e encontrei belas fotografias. Dentro de veículos motores, com ar-condicionado, não percebemos o real valor das árvores: além de traduzir o gás carbônico para o oxigênio, elas refrescam os ambientes. Detalhes que passavam despercebidos, agora são contemplados: uma flor que nasceu, um edifício histórico, desenhos no chão formados por sombras, folhas caídas, cores... Ruas e avenidas que pareciam longe, tornarem-se próximas. A bicicleta enternece e aproxima as pessoas.
Bicicletários é questionar a sociedade, quanto aos espaços milimetricamente pensados para os veículos automotores. Os carros tem sempre a preferência em tudo: é o pedestre quem tem que apertar o botão do semáforo, aguardar seu tempo para, daí então, atravessar a rua. Bicicletários é perguntar: qual é a lógica de alguém ir à academia de carro para pedalar em uma bicicleta ergométrica? Bicicletários é onde paramos e guardamos os veículos movidos por nossa própria força motora. Onde nos olhamos nos olhos e nos enxergamos mais frágeis, pois nos espelhamos no outro... sem aquela armadura de toneladas de ferro, que nos aprisiona em uma mentalidade deturpada de possuir um "poder sobrenatural" sobre a vida do outro. Somos mais humanos.
Imaginários é o olhar pensante que recria possibilidades para uma vida melhor. Imaginários é a busca de uma "nova vista" a tudo que nos cerca. É transformar uma realidade cinza em uma pintura colorida. Poetizar lugares que seriam irrelevantes se não estivéssemos tão integrados por onde passamos. É viver o momento presente. Imaginários é um exercício de bons pensamentos.

BICICLETÁRIOS IMAGINÁRIOS... é aquele instante, aquela pausa, aquele descanso, aquela poesia... entre uma pedalada e outra...

"No fundo a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa."
...Roland Barthes





O PROJETO:

POÉTICAS DE DESLOCAMENTO
BICICLETÁRIOS IMAGINÁRIOS
Fotografia-Instalação-Performance

  
JANAÍSA CARDOSO
A Artista desenvolve atuação direta no campo das relações entre "Vida cotidiana e Arte". Percorre roteiros cotidianos, ou inventados, registra como e onde estaciona as suas próprias bicicletas. Usa como suporte final a fotografia.

FORMAS EXPOSITIVAS EM ESPAÇOS FÍSICOS

FOTOGRAFIA
Exposição de 10 à 20 fotografias pré-selecionadas. As dimensões das fotografias poderão ser adaptadas conforme o espaço expositivo e a decisão da curadoria. Além das fotografias, um mapa do percurso do deslocamento será disponibilizado, desenhado pela Artista.

INSTALAÇÃO
Será montado no espaço expositivo um "Bicicletário Imaginário", feito de palete de madeira, onde estarão presas, com correntes, pelo menos duas bicicletas da Artista. Um mapa de um percurso pré-determinado, será disponibilizado e desenhado pela a Artista. As imagens captadas durante o deslocamento da Artista, em uma de suas bicicletas, alimentarão o projetor de imagens, para assim exibi-las em uma das paredes do espaço expositivo.

PERFORMANCE
Visando os mesmos procedimentos da instalação, relatado anteriormente, a Artista retirará uma de suas bicicletas do "Bicicletário Imaginário", sairá o espaço expositivo deslocando-se de acordo com o seu mapa, captará imagens de sua bicicleta estacionada para daí então, retornar ao espaço expositivo, prender novamente a bicicleta e alimentar o projetor de imagens.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário